Engeterpa

Central de Atendimento

13 3234.4128
  • Home
  • Empresa
  • História
  • Obras
  • Negócios
  • Oportunidades
  • Contatos
  • História

    Mais de 40 anos de história!

    A Engeterpa surgiu em meados de 1970, sendo liderada pelos engenheiros Lupércio Simão Conde e Nilton Morrone.

    No inicio, nosso escritório de trabalho era em uma despensa (residência do Eng. Lupércio) na Rua Bahia, 88 em Santos, e o escritório legal da Empresa era na capital de São Paulo à Rua Barão de Itapetininga, 221. Seu registro de formação é de 20 de outubro de 1970.

    Em janeiro de 1971, a Engeterpa fixou-se no 1º andar do prédio localizado em Santos à Rua Martim Afonso, 78. De lá mudaria para Av. Ana Costa, 161 e em 1980 construiu sua sede, também à Av. Ana Costa, 252, posteriormente passou para o nº 255 e atualmente a sede localiza-se no 9ºandar do Edifício III Millennium Tower, Av. Ana Costa, 222.

    A primeira obra realizada pela Construtora aconteceu na Indústria de Fertilizantes Ultrafértil, em Cubatão, foi a pavimentação Estrada Plínio de Queiroz, que liga a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega à Ultrafértil.

    Apenas dois anos após sua fundação, logo em 1972 a empresa atingia um dos pontos mais altos: foi cadastrada em uma das mais importantes estatais brasileiras a PETROBRÁS. A partir de então, a empresa começou a receber um número cada vez maior de convites para realização de obras. Surgiram serviços em São Sebastião, Cubatão, Paulínea, Araucária, Duque de Caxias, etc.

    A Engeterpa chegou ao ponto de levar adiante até 14 obras simultaneamente. E, a exemplo dos grandes, gerava empregos: cerca de mil funcionários faziam parte do quadro da empresa. Em 32 anos de atividades, aliás o número de funcionários que passaram pela Construtora chegou a 8.700. Alguns deles com mais de 30 anos de dedicação.

    A Engeterpa foi a primeira empresa da Baixada Santista a implementar um sistema de informática a ser utilizado para folha de pagamento. Os computadores foram instalados por um dos filhos do Engenheiro Lupércio, Gerson, no inicio da década de 80, quando a febre da informática nem passava perto da realidade da maioria das empresas brasileiras.

    Para quem hoje não vive sem as facilidades geradas pelas máquinas, é sempre curioso saber que o primeiro computador utilizado na Engeterpa foi o Apple II E, que mais parecia com uma caixa de sapatos.



    Compartilhe: